Vovó do Mangue: um sonho que se tornou realidade

Situado em Maragojipe, na Praça Conselheiro Antonio Rebouças, a fundação Vovó do Mangue, passou de sonho para realidade, funcionando hoje no prédio da Associação Atlética Maragogipana, é uma entidade de caráter Filantrópico e beneficente, composta por três diretores  e um presidente.

A origem do nome está ligada a uma lenda local, segundo os pescadores a vovó do mangue é uma velha rabugenta que castigam aqueles que fazem o mal ao manguezal, por esse motivos eles oferecem aguardente, pó e charuto para a velhinha antes de saírem para pescar.

Segundo Heitor, um dos diretores, a fundação foi fundada em 1997, por um grupo de amigos que tinham uma banda, e que depois resolveram formar uma fundação. São eles Luis Carlos, Francisco, Alleci, Bianca Lins  e o Heitor. Desenvolveram trabalhos como: Projeto brasileirinho, que atende 150 crianças e adolescentes, Projeto Abrinq, que atende 180 crianças, e o Projeto  Viva o mangue, que visa recuperar toda área do manguezal.

Perguntado ao Heitor quais as parcerias que eles mantém, ele afirma: a Petrobrás, Deten Química S/A, Fundação Abrinq e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Segundo ele a Fundação Abrinq, mantém também uma parceria  com os pais da crianças, os marisqueiros.


Meio ambiente

O projeto é dividido em duas áreas:

  • Educação ambiental que visa a formação de agentes multiplicadores.
  • Horto de mangue que visa a manutenção do ecossistema de manguezal, tanto em Maragojipe como em outras localidades que sejam propícias a recuperação.

O projeto “Viva o mangue”, é firmado em parceria com Deten Química S/A, que visa a reprodução de mudas de manguezal, das espécies mais comuns encontradas na Baía do Iguape. Conta também com pesquisas e estudos voltados a área ambiental. E com um intuito maior de educar para preservação do meio ambiente.

A realização da “Semana do Meio Ambiente” é voltado para a criação de consciência de preservação, onde conta com gincana ecológica, mostra de vídeo, palestras, plantio de mudas do mangue.


Atividades realizadas na sede

Atividades realizadas na sede

Ação Social

A semana estudantil realizada anualmente conta com a integração e participação de professores e alunos de escolas municipais e estaduais de Maragojipe, o evento conta com a realização de campeonatos de várias modalidades, palestras, festival de música, mostra de vídeo e apresentação musical. Esse ano  a fundação Vovó do Mangue  promove de 10 á 14 de abril  a semana estudantil, e segundo Heitor o impacto desse projeto é direcionado diretamente com a sociedade, funciona focada diretamente  na aula de educação ambiental, com pescadores, e marisqueiras, de toda região de Maragojipe.



ROGÉRIO LACERDA E ROSALVO M. JÚNIOR

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s