A atuação do PMDB na cidade de Maragojipe

No dia 20 de julho, o ComArt foi a cidade de Maragojipe para uma entrevista com o representante do partido PMDB da cidade. Depois das várias tentativas de encontrar alguém que pudesse responder nossas dúvidas, já que a cidade não abriga um Comitê do partido, e tanto na Câmara quanto no Fórum não tinham ou não estavam presentes esses representantes, fomos à casa do presidente do partido, Silvio Armedes.

Após nos atender sem hesitar e bem à vontade, ele nos mandou entrar e informou que para maiores informações sobre o partido precisaríamos procurar uma outra pessoa, Francisco Santos, conhecido como Chiquinho, pois o próprio Silvio se considera um “outside” e afirma: “Meu irmão é envolvido com política, já foi prefeito da cidade pelo PMDB, e como se precisa de confiança para entregar um cargo como o da presidência do partido, ele deu a mim, mas não me interesso pelo assunto e pouco sei lhe informar essas coisas”.

Então depois de mais uma parada em busca de informação, encontramos e fomos conversar com Chiquinho, que apesar de já estar dando uma entrevista, concordou em responder ás nossas perguntas.


Chiquinho: representante do PMDB na cidade

Chiquinho: representante do PMDB na cidade


ENTREVISTA

ComArt: Qual a participação política do PMDB na cidade de Maragojipe?

Chiquinho: O PMDB de Maragojipe caminhou junto á oposição (Democratas) nas últimas eleições municipais, enquanto o candidato a prefeito era do DEM, o seu vice era do PMDB. Essa coligação elegeu a maioria dos vereadores do município, sendo três destes do DEM e dois do PMDB. O antigo prefeito da cidade era do PMDB, e o seu irmão é o atual presidente do partido, Silvio Armedes. O presidente da Câmara é do PMDB, e o vicepresidente é do Democratas. Esses dois partidos caminham juntos, a prova maior é que recentemente o prefeito de Maragojipe – do Partido dos Trabalhadores – teve contas rejeitadas, e quem votou pela aprovação do relatório do Tribunal foi justamente PMDB e Democratas.


ComArt:
A população tem apoiado o partido? Como é esta relação?

Chiquinho: O atual prefeito que é do PT foi reeleito com 9.000 votos, e a oposição, que se dividiu com dois candidatos, obteve 11 mil votos: o segundo colocado teve 6.500, e o terceiro teve 4.500. Hoje esses dois candidatos estão unidos. Então a situação é que a população esta dividida, mas se percebe que ela dá um maior apoio à oposição (DEM-PMDB).


ComArt:
E como a população reagiu quando as contas do prefeito foram rejeitadas?

Chiquinho: As contas rejeitadas do prefeito tiveram um grande apoio popular. Os defensores dele obviamente não iam contra, mas o que a gente sente é que mesmo o prefeito sendo reeleito ele teve somente 9.000 votos, contra os 11.000 da oposição, além da maioria desta na câmara de vereadores. Inclusive o vereador mais votado foi do DEM, seguido de uma vereadora do PMDB.


ComArt:
A nível estadual, como é a participação do PMDB na Bahia?

Chiquinho: Como estamos vendo hoje, após a morte do Senador Antônio Carlos Magalhães, abriram-se espaços para que surgissem novas lideranças e formassem um terceiro grupo na política da Bahia, que até então se resumia a Carlistas e não Carlistas. A grande tendência das próximas eleições é que aconteça o ocorrido na eleição para prefeitura de Salvador: um candidato do PT, outro do PMDB, e outro do DEM, chegando colados, com pouquíssima diferença de ponto entre eles. E acredito que havendo a necessidade de apoio, o PMDB e DEM também se unam, como aqui em Maragojipe.


ComArt:
Então o senhor vê como um ponto positivo esta divisão da oposição?

Chiquinho: Claro, temos que ter constantemente alternativas de mudança. Acredito que na política não se pode perder as esperanças, tem que acreditar que vai chegar alguém e mudar a situação, pois as pessoas não são iguais. Na medida em que surge mais um oportunidade, surge também a opção de que aquilo que você acredita seja realizado.



POLLYANNA MACÊDO E QUEILA JORDANE

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s